Nesta quarta-feira, 10/04, encontramos com o Dr. Cristiano Moreira Icaraí, coordenador político do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant.
O encontro foi muito produtivo e tivemos a oportunidade de mostrar todo o histórico da implantação da ECV no estado e deixar claro a nossa difícil situação neste cenário.
A reunião foi dividida em 5 tópicos:
Legislação:
Espalhamos na mesa todas as resoluções, decretos, portarias, circulares, processos e decisões judiciais em ordem cronológica e contamos toda nossa jornada de 2008 até hoje. Mostramos com detalhes passo a passo e enfatizamos a última decisão da AGE dando o apoio que precisamos para ir em frente.
Na prática, qual a diferença da vistoria atual e a proposta pela resolução do Contran?
Entregamos um outro documento com detalhes técnicos da diferença entre as vistorias. Conseguimos demonstrar diversos exemplos de como as mudanças são importantes para o estado e para a população.
Situação das ECV’s no país:
Criamos um ofício com um resumo da situação das empresas de vistorias no país. Mostramos os diversos estados com a vistoria implantada ou em fase de implantação.
Mostramos os índices de roubo e furto de veículos baseado nas últimas informações do Fórum Nacional de Segurança Pública onde estamos vendo queda no índice no estado de SP por exemplo e forte avanço em Minas desde 2010.
Minas tem uma grande entrada de veículos problemáticos justamente pelos estados de fronteira já estarem funcionando (ou implantando) as vistorias.
Papel do Sindicato:
O posicionamento do Sindicato sempre foi amigável. Fizemos o workshop justamente para mostrar para todos os envolvidos o que é este projeto ECV, que ele realmente funciona e será ótimo para o estado. Se existem pontos a serem tratados, estamos aqui para tratar! Não podemos simplesmente parar e dizer não como fez o Ministério Público.
Queremos diálogo, queremos reuniões, queremos solução!
O que não podemos é ficar parados esperando e mais uma vez deixar os empresários com todo o prejuízo.
Números:
Relacionado aos números, mostramos:
– A quantidade de empregos diretos e indiretos que este projeto irá produzir;
– A quantidade de servidores públicos que ficarão livres para realizar realmente seu papel;
– A quantidade de empresas abertas (lista com todos os CNPJ’s);
– O enorme valor que as empresas já investiram;
– O valor mensal que o estado irá arrecadar;
Resultado
O Dr. Cristiano recebeu muito bem as informações e todo o material de apoio que deixamos e disse que irá procurar os devidos responsáveis para nos ouvir.
Já conseguimos outras reuniões marcadas pelas próprias pessoas do governo interessadas em ouvir o que temos a dizer.
O Sindicato busca sempre diálogo com todas as áreas, sempre envolvendo o Detran em todos os passos para que o início das atividades das ECV’s seja de comum acordo, sem resistência de nenhuma parte.
Sindev,
Belo Horizonte, 10 de Abril de 2019
Natália Cazarini (Presidente)
Max Duarte (Diretor de Comunicação)